quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Buenos Aires!!!

Buenos Aires é linda, é charmosa, é romântica...e por tudo isso que a capital do tango e dos 11 milhões de habitantes foi o destino escolhido pra nossa LUA DE MEL!! 
Aliááásss, presente dos irmãos do Daniel, seus padrinhos de casamento!!

Bom, era então dia 19 de novembro de 2006, meia noite, quando pegamos um ônibus em Erechim e que nos levou e Porto Alegre.
Chegamos em torno das 5h da manhã e fomos para o aeroporto Salgado Filho onde em algumas horas partimos rumo  a BUENOS AIRES!!!
Era impossível descrever nossa alegria...casados e fazendo nossa primeira viagem internacional juntos!!
E é por isso que eu digo...aliás eu não né, Vinícius de Morais...

"Quando a luz dos olhos meus E a luz dos olhos teus Resolvem se encontrar Ai, que bom que isso é, meu Deus Que frio que me dá O encontro desse olhar Mas se a luz dos olhos teus Resiste aos olhos meus Só pra me provocar Meu amor, juro por Deus Me sinto incendiar Meu amor, juro por Deus Que a luz dos olhos meus Já não pode esperar Quero a luz dos olhos meus Na luz dos olhos teus Sem mais larirurá Pela luz dos olhos teus Eu acho, meu amor E só se pode achar Que a luz dos olhos meus Precisa se casar..."
E os olhos verdes se encontraram, se casaram e viverão felizes para sempre!!!!


Bom, então foi desembarcar e seguir rumo ao hotel, naquele dia não fizemos muita coisa, era tarde pra alguma grande programação e estávamos bem casadinhos com a viagem!
Mas na 3ª feira dia 21 era dia de começar a descobrir o que Buenos Aires tinha de bom e bonito...e barato também, pois com o peso argentino valendo menos do que o real sempre era bom comprar!!
Num primeiro passeio fomos até a ESTACIÓN SAN MARTÍN, que é a Estação de metrô no Bairro Retiro!!


A GALERÍA PACÍFICO era um edifício centenário restaurado onde antes funcionava uma galeria de arte.
E essa é a particularidade desse shopping, cujas paredes exibem verdadeiras obras-primas. 
Ele ficava razoavelmente próximo do hotel o que virou nosso ponto de passeio quase que diariamente, lá passeamos, fizemos comprinhas e várias refeições!

A TORRE DE LOS INGLESES ou Torre Monumental, está na Praça Fuerza Aérea Argentina, no Bairro do Retiro, construída em 1916 pelos imigrantes ingleses em comemoração ao centenário da independência, possui 75m de altura divididos em 8 andares, 5 sinos em bronze e um grande relógio. 
Durante a Guerra das Malvinas, entre Argentina e Grã-Bretanha, esta torre tornou-se alvo da insatisfação e ira da maioria dos argentinos. 
Foi nesta época que seu nome mudou-se para Torre Monumental, apesar de atualmente ser mais conhecida por seu antigo nome!! 

Ainda no Bairro do Retiro , na Plaza General San Martín, está o "MONUMENTO LIBERTADOR SAN MARTIN, considerado o pai da pátria na Argentina, e um aos mortos na guerra das Malvinas. 

E mais ao fundo o EDIFÍCIO KAVANAGH, uma torre de 120 metros de altura, 32 andares e 105 apartamentos. Quando inaugurado, 1936, foi o prédio mais alto da América Latina e a maior estrutura do mundo em cimento armado. O estilo é realista e o prédio foi ganhador de numerosos prêmios nacionais e internacionais.  


No dia seguinte compramos um city tour que nos levou primeiramente a PRAÇA DE MAYO, a principal praça do centro da cidade. 
Seu nome se deve a revolução ocorrida em maio de 1810. 
É a caixa de ressonância das grandes manifestações populares do país, e cenário de expressões políticas, sociais, esportivas e artísticas. 
A Praça de Maio é o centro da vida política de Buenos Aires.

Primeiro PORTO de Buenos Aires, no Bairro LA BOCA, que recebeu este nome justamente pela existência do rio Riachuelo, que com uma grande boca desembocava no Rio da Prata.


O CAMINITO...não tem como ir a Buenos Aires e não ir ao Caminito!! 
Ele é uma passagem de uma só quadra localizada no coração de La Boca, um bairro da periferia de Buenos Aires que é parte do circuito turístico devido a seu clima pitoresco e suas inconfundíveis casas coloridas e povoado por artistas de rua e por tangueiros de coração. 
A região ao final do século XIX e início do século XX recebeu um enorme contingente de imigrantes principalmente italianos que ali se instalaram e com poucos recursos financeiros começaram a construir casas com chapas de zinco e madeira acima do solo para evitar as freqüentes inundações, que ocorriam na época, e pintá-las com as sobras de tinta dos barcos que ancoravam no porto.



Nessa mesma noite fomos a um show inesquecível de TANGO!!!!

Dia seguinte...pé na rua!!! 
Voltamos a PLAZA DE MAYO já que descobrimos que ela era mais perto do hotel do que imaginávamos!! 
Assim com mais tempo conseguimos fotografar!!

Eis a CASA ROSADA, que é a sede do Poder Executivo da Nação Argentina e a sede do Presidente da República Argentina. 
Seu nome é devido a sua cor próxima ao rosa, que nasceu originalmente de uma mistura de cal com sangue de boi.


Ainda na Plaza de Mayo está a CATEDRAL METROPOLITANA. 
Sua frente é de estilo neoclássico, se parece mais com um templo grego clássico que uma igreja católica típica, sua fachada exibe doze colunas que simbolizam os doze apóstolos, e o seu interior apresenta o aspecto de uma igreja colonial espanhola.

Não muito longe da mesma praça está o OBELISCO, porém a praça já é outra,  Plaza de la República!!
Ele foi inaugurado em 1936, tem 67.5 metros de altura e é um dos símbolos arquitetônicos da Cidade de Buenos Aires, construído por um dos principais arquitetos do modernismo argentino que utilizou na obra pedra branca da província de Córdoba. 
A construção foi em comemoração ao quarto centenário da primeira fundação de Buenos Aires e freqüentemente é utilizado como local de reunião de diversas manifestações políticas, sociais e esportivas.

A Plaza de los Dos Congresos ou Plaza del Congreso faz parte de um conjunto de três praças que engloba a praça Lorea e a praça Mariano Moreno. 
Em frente à praça do Congresso se encontra o Congresso da Nação Argentina, sede do Poder Legislativo Nacional, que construído em 1906, segue um estilo greco-romano, dentro do academicismo italiano. 
Esse foi um dia que caminhamos muito, cansamos, mas valeu muito a pena pois fizemos nosso próprio roteiro e valeu muito a pena!!

Para o dia seguinte compramos um PASSEIO pelo RIO DA PRATA!!

A ele se seguiram comprinhas e passeios pelas estações Parque e San Isidro, além do PASSEIO de TREM!


Outro dia e outro passeio, fomos ao ZOOLÓGICO TEMAIKEN, que fica a alguns quilômetros longe de Buenos Aires.

Passamos o dia por lá, vimos muitos bichinhos, conhecemos muitos outros,   mas o calor era muuuito intenso, e pra amenizar nos refugiávamos no aquário gigante, era geladinho e gostoso!!


Voltando ao centro de Buenos Aires e solicitamos que nos deixassem no CEMITÉRIO DA RECOLETA, que é um dos mais visitados do mundo, eu pelo menos desconheço outro lugar em que cemitério seja ponto turístico!!
Suas tumbas guardam os restos de famílias tradicionais argentinas, além de grandes personagens históricos como Evita Perón, que apesar de protestos por suas origens humildes conseguiu ser enterrada na cripta da família Duarte.
Ao entrar no cemitério nos deparamos com inúmeros gatos, nossa, nunca havíamos visto tantos gatos num cemitério!! 0_0
Depois dos gatos a questão, onde estaria o famoso túmulo de Evita Perón? Sim pois imaginávamos que estivesse em destaque ou com placas indicativas, rsrsr, que nada, não sabíamos pra que lado ir! Eis que o Daniel observou um grupo de turistas alemães, era certo que iriam até o tal túmulo, era só questão de segui-los, rsrsrs!! Negócio feito!! Ou seja, o túmulo está num lugar comum, no meio de tantos outros sem nenhum destaque, sozinho e sem conhecer de fato fica difícil achar!

Então saímos desse "liiindo" passeio, rsrssr e fomos em busca de um táxi para voltarmos ao hotel, olha, não sabemos até hoje o que aconteceu, se estávamos o tempo todo nos lugares errados mas eles simplesmente não apareciam, e em duas vezes que atacamos não pararam, enquanto isso fomos andando, andando, e nada, estávamos muito cansados pois o dia tinha sido intenso, mas continuávamos a andar pois não sabíamos se algum surgiria,  bom, e surgiu um, a 2 quadras do hotel, quando aí já não queríamos mais!!! Aff, só de me lembrar... mas como quase tudo tem seus dois lado essa caminhada toda nos fez passar em frente a EMBAIXADA DO BRASIL na Argentina!!

E no dia seguinte era dia de Aeroporto Internacional de Ezeiza...era dia de voltar pra casa!!!

"Mudaram as estações, nada mudou Mas eu sei que alguma coisa aconteceu, Tá tudo assim, tão diferente. Se lembra quando agente chegou um dia acreditar Que tudo era pra sempre, sem saber, Que o pra sempre, sempre acaba Mais nada vai conseguir mudar o que ficou Quando penso em alguém, só penso em você E aí então, estamos bem Mesmo com tantos motivos pra deixar tudo como está Nem desistir nem tentar agora tanto faz Estamos indo de volta pra casa" 



Nenhum comentário:

Postar um comentário