quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Serra Gaúcha...Gramado, Canela, Três Coroas, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalvez e um pouco mais!!

A Serra Gaúcha é um lugar muito especial do sul do Brasil, lugar esse que vale muito a pena conhecer!!
Apesar de eu e o Daniel já conhecermos algumas cidades resolvemos curtir parte de nossas férias de 2009 por lá!!
Foi então que no dia 28 de março, de carro,  saímos de Floripa e seguimos rumo a Gramado, pegamos o caminho da Rota do Sol!!

Chegamos a GRAMADO no meio da tarde, ficamos hospedados no Hotel Bavária, ótimo hotel, num ótimo bairro. Recomendamos e voltaríamos com certeza!!!

Então após nos acomodarmos no hotel  saímos pra caminhar, tínhamos a impressão de que a cidade era maior e as coisas mais longe umas das outras, mas não, é tudo próximo, tudo lindo, tudo muito bom!

Do pórtico voltamos ao centro da cidade onde assistimos a um desfile de agricultores com carroças e animais enfeitados, cada figura...muito divertido!! 

E o passeio continuava...PALÁCIO DOS FESTIVAIS...e muito mais!! 

***
Dia 29, domingo, dia de ir a CANELA, que fica bem pertinho e Gramado, a 6 Km, e conhecer o PARQUE DO CARACOL.

Logo na entrada do parque há o OBSERVATÓRIO ECOLÓGICO do Parque do Caracol!! 
Na época pagamos R$ 4,00 e de elevador subimos para ver a CASCATA. Lá em cima há lojinhas, mas o melhor é mesmo a vista para a cascata e fotos!
Descemos e fomos até o mirante que permanece no mesmo lugar e que também propicia uma bela vista para a pequena Bica d'água com 131m de queda livre! 

Então resolvemos encarar o desafio e descer os 927 DEGRAUS de escada que leva até a base da cascata!!
Se não bastasse a falta de preparo físico eu estava com uma tamanquinho cujo salto entrava direitinho nos buracos da escada, que são de ferro. Aff, sem um calçado adequado as coisas ficam ainda muuuito mais difíceis por lá! A descida é tão difícil quanto a subida apesar de na subida já haver um cansaço extra. Precisamos parar várias vezes pra descansar e umas delas por que tive uma queda de pressão, então muitos minutos até me recuperar e finalmente chegar ao topo, suados, cansados e já prevendo a dos nas pernas que enfrentaríamos pelos próximos 3 ou 4 dias!! :( Não ter preparo físico e se meter nessas aventuras da nisso né!! rsrsrs 

Então depois de mais um descanso seguimos algumas trilhas que nos levaram as corredeiras que antecedem a cascata, lugar lindo também e cheio de vida, há até a denominada "prainha".
Depois fomos visitar o museu e na sequência almoçamos e seguimos para o centro de Canela, lá visitamos a CATEDRAL DE PEDRA. 

 
Seguimos mais alguns quilômetros do centro de Canela e chegamos no ALPEN PARK, um lugar ótimo e que respira diversão: http://www.alpenpark.com.br/
 Nós nos divertimos de Trenó!!
Voltando a Gramado paramos novamente no centro de Canela que estava tomada por encantadores coelhos, e eu, enlouquecida, querendo fotografar com todos!! hahaha

***


Na 2ª feira dia 30 fomos conhecer o MUNDO A VAPOR, que fica no caminho entre Gramado e Canela: http://www.mundoavapor.com.br/

O passeio além de ser uma viagem na história é divertido. Lá dentro há lojinhas, lanchonetes e etc.

Passamos praticamente toda manhã lá dentro e então almoçamos no centro de Canela, pra depois voltarmos a Gramado e ir até o LAGO NEGRO.

No Lago Negro é claaaro que andamos de PEDALINHO, caminhamos ao redor do lago e ficamos por um bom tempo namorando e curtindo o lugar que é mesmo muito lindo e romântico!!!



***
Na 3ª feira dia 31 fomos ao centro de Gramado, queríamos fotografar de manhã na IGREJA DE PEDRA, o sol era mais favorável!! ;) 

Depois seguimos para o MINI MUNDO, lugar cheio de magia em que é possível ir a muitos lugares do mundo caminhando alguns metros quadrados, uma graça!! 


E como estávamos na cidade do festival de cinema não pude perder a oportunidade de dar uma de KIKITA!! 


Depois dessa pequena grande viagem fomos ao LAGO JOAQUINA BIER onde ficamos por cerca de 30 minutos, não há muito o que fazer lá a não ser descansar e curtir o lugar, mas como já era meio dia o sol e o calor estavam intensos demais...precisávamos almoçar!!  

A tarde fizemos mais alguns passeio inclusive a uma feira que aocntecia na cidade, depois fomos até a RÓTULA DAS BANDEIRAS na praça Leopoldo Rosenfeldt, que presta uma homenagem simbólica aos estados brasileiros, através de bandeiras hasteadas no local. 
Tem como destaque uma réplica do Kikito, o cobiçado troféu que representa o “Deus do bom humor”, que é entregue aos destaques do Festival de Cinema de Gramado!!


***

4ª feira...ABRIL... 1º de abril...e Gramado amanheceu frio e chuvoso, a temperatura que no início da semana estava em 26° nesse dia caiu pela metade, então ficamos meio de molho no hotel, afinal foi uma semana de passeios mas também de muito descanso onde os passeios foram feitos com muita calma e tempo. 
Bom, nessa noite fomos até tomar uma sopinha num restaurante bem aconchegante do centro.

***

E dia 02  ABRIL...MEU ANIVERSÁRIOOOOO!!!

Comecei e terminei o dia recebendo telefonemas, SMS e curtindo muito meu dia, meu amor e a Serra Gaúcha!!

Então logo cedo fizemos uma caminhada pelo centro de Gramado, RUA COBERTA, Prefeitura...enquanto esperávamos o horário em que o PARQUE KNORR abrisse, e lá fomos nós!!

Dentro do Parque há a CASA DO PAPAI NOEL e outras atrações, e tinha até meu bolo de aniversário!!! Uhuuuu!! Valeu Papai Noel!! 
Além da casa do Papai Noel, do mirante, de uma rena machucada, de uma divertida neve artificial...nos decepcionamos um pouco com o tal parque. 
É provável que por ser abril, pois com certeza na época do natal aquilo tudo deve ser muito mais colorido, alegre e divertido. 
Mas enfim, nos decepcionamos, e olha que foi o ingresso mais caro que pagamos por lá, na época R$ 14,00 por pessoa mas o menos aproveitado. 
Sem contar que já havíamos nos estressado por causa das pilhas da máquina fotográfica, tem disso também né, e era meu aniversário...e eu não queria continuar estressada!! rsrsrs

Então a tarde seguimos rumos  TRÊS COROAS, com paradinha pra foto no outro pórtico de Gramado! 

Alguns quilômetros de estrada e chegamos a cidade, então informação pra cá, informação pra lá até descobrirmos que não havia necessidade de entrar na cidade, OK, meia volta e encontramos o caminho certo, em torno de 8 Km de subida em estrada de chão.

Enfim chegamos ao que procurávamos, o TEMPLO BUDISTA KHADRO LING, que está no alto das montanhas em Três Coroas e ergueu-se como o maior templo budista em arquitetura típica Tibetana da América Latina.

Hoje são 50 praticantes budistas vindos do mundo inteiro que moram nas proximidades e trabalham como voluntários, eles reúnem-se em torno dos mestres e líderes espirituais.

Na entrada do templo existem pequenas  rodas de oração e que a todos é permitido girar, para entrar no templo é necessário tirar os calçados e é proibido fotografar, uma pena pois é tudo muito interessante e a pintura nas paredes impressionante!!
Outras grandes Rodas de Oração giram 24 horas por dia enviando bençãos para todos os seres, além disso centenas de lamparinas são diariamente acesas com o mesmo objetivo.
A Estátua de Padmasambava, esculpida por S. Ema Chagdud Rinpoche, que a consagrou juntamente com o templo em 1998.

Foi em 1991 que Rinpoche visitou o Brasil pela primeira vez.
Em 1994, foi convidado para ir ao RS, onde ficou encantado com a beleza da serra gaúcha e com o interesse dos praticantes pelo budismo, assim Rinpoche procurou terrenos na região para estabelecer um centro e em 1995 já era morador do local. Ele morreu em 2002 e então sua esposa passou a direção espiritual do centro.

Também há a Estátua do Buda Akshobia.

As Estupas são monumentos que representam a mente iluminada do Buda. 
Rinpoche, o fundador deste centro, disse: “todos que virem, tocarem, andarem ao redor ou lembrarem-se das estupas estabelecem uma interdependência com a mente iluminada e recebem bênçãos” Então capaz que eu e o Dani não íamos andar em sentido horário aos redor delas!!! 

Terra Pura de Padmasambava, é uma das tantas réplicas do Templo de Padmasambava, mas a única construída do modo tradicional fora da Ásia. Sua construção se iniciou em 2003 com a ajuda de artistas e lamas do Nepal e Butão, foi concluído em 2008. Neste templo, dentro de uma estupa, estão as cinzas do mestre Rimpoche.
Infelizmente não foi possível entrarmos nesse templo pois era 5ª feira e o mesmo, pelo menos na época, só abria aos domingos.

Esse passeio levou cerca de 2horas, depois voltamos a Gramado e a noite...pra terminar bem o dia do meu aniver...pizza!!! Detalhe: achamos uma pizzaria em que aniversariante não pagava!!! Capaz que íamos perder né!!

***
Dia 03 de abril nos despedimos de Gramado e seguimos para NOVA PETRÓPOLIS, que fica no caminho até Caxias do sul, nosso destino. Em Nova Petrópolis fomos conhecer a ALDEIA DO IMIGRANTE!
Com uma certa dificuldade encontramos um restaurante na cidade onde conseguimos almoçar, então seguimos para a praça central da cidade onde há um Monumento ao cooperativismo, assim como na aldeia há uma espécie de museu do cooperativismo!

Então fomos nos divertir um pouco no LABIRINTO VERDE.
Depois passamos nas lojas de artesanato, então conhecemos a  igreja e seguimos caminho rumo a Caxias do Sul, dando uma paradinha antes de entrar na cidade para visitar a Gruta N.Sra. Lourdes.

Chegamos em CAXIAS DO SUL no final do dia, fomos pra casa da minha cunhada e de lá foi possível ainda assistir ao por do sol!! Privilégio o dela ter isso tudo na janela de casa!! 

***
04 de abril e seguimos de Caxias do Sul rumo a BENTO GONÇALVES, faríamos o passeio de MARIA FUMAÇA.

"Café com pão Café com pão Café com pão Virgem Maria que foi isto maquinista? Agora sim Café com pão Agora sim Café com pão Voa, fumaça Corre, cerca Ai seu foguista Bota fogo Na fornalha Que eu preciso Muita força Muita força Muita força Oô.. Foge, bicho Foge, povo Passa ponte Passa poste Passa pato Passa boi Passa boiada Passa galho De ingazeira Debruçada Que vontade De cantar!..." Manoel Bandeira/Antonio Carlos Jobim
O passeio foi muito divertido, em Bento Gonçalvez já nos foi servido tacinhas de vinho, ao longo da viagem artistas foram tocando gaita, violão e encenando peças teatrais com a participação dos passageiros, que inclusive foram convidados a dançar.
O trem fez parada em GARIBALDI e depois seguiu até CARLOS BARBOSA, onde pegamos um ônibus que nos levou de volta a Bento Gonçalves.

Chegando em Bento Gonçalves fomos a EPOPÉIA ITALIANA, que é uma verdadeira viagem de volta a Itália e vinda dos imigrantes ao Brasil.

Então almoçamos e seguimos de volta a Caxias do Sul, porém fomos pelos CAMINHOS DE PEDRA.

Nos Caminhos de Pedra há muitas casas preservadas por uma questão de turismo mesmo, como a casa Merlo, construída em 1889, (só 120 anos) com pedras de basalto irregulares de cor preta, unidas entre si com uma mistura de feno, palha de trigo e estrume de vaca. 
Ou a Casa Bertarello, construída por volta de 1880, em 1925 rebocada e em 1984 restaurada para se tornar um típico restaurante colonial italiano!

A Casa Strapazzon, construída em 1880 e que em 1995 foi cenário de algumas cenas do filme "O Quatrilho" também é atração do lugar!!

E a Maria Mole também é atração turística!! 
Quase no final da estrada paramos para ver a fabricação da erva-mate, no seu estilo mais tradicional, e é claro que compramos uns quilinhos!
Já em Caxias do Sul paramos no SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DO CARAVAGGIO.
E assim ia chegando ao fim nosso passeio pela Serra Gaúcha, no dia 05 cedinho seguimos pra Erechim, onde mais alguns dias de férias nos aguardavam!!!

***
Já havíamos feito outras viagens a Serra Gaúcha,  onde registramos nossa passagem por BENTO GONÇALVES...
VERANÓPOLIS...
VILA FLORES...











Nenhum comentário:

Postar um comentário